Achados e perdidos (de 2018)

Thais
3 min readFeb 28, 2024

--

Ando sofrendo uma frustração terrível ultimamente porque tudo o que descubro não pode ser dito. É intocável e acima das palavras. Eu sei que elas são insuficientes e do nosso mundo, esse dos meros mortais. Mas mesmo assim não consigo deixá-las ir. Me apeguei demais. Sinto saudades da escrita, mas o que penso não cabe mais nela. É tão triste.

Talvez eu possa vê-la como uma ponte entre nós mortais tagarelas e o Silêncio rei de todas as coisas. Vamos ver. Vou tentar dizer. Sei que vai sair falho, mas só quero tentar chegar um pouquinho perto. Eis o que descobri:

Tudo é tudo. As separações do mundo são falsas. Os átomos são universos e deuses e o Universo é um átomo. Somos suas veias e seu sangue. O fundo de tudo e o que as pessoas costumam chamar de Deus é um mistério colossal. Digo, a resposta não é desconhecida. Eu sei o que é. É o Mistério. Um não-lugar num nã-tempo de onde vem toda a energia e a luz. Os átomos são os canais dessa energia que vem do Mistério. Ando me confundindo um pouco. Não sei se o que eu chamava de Espírito do Mundo é o próprio Mistério ou se é a energia que vem dele. Na verdade eu acho que é a energia, porque às vezes consigo vê-la e senti-la. O Mistério é escondido e inalcançável por quaisquer dos nossos sentidos. O máximo de escondido que alguma coisa pode ser. Além do máximo. Tão escondido que quase não existe, mas, paradoxalmente, é dele que o universo vem e dele que o universo depende. Por um triz nada existe. Mas ainda assim, tudo existe tanto…

É incrível pensar que, se sou feita de átomos — os canais da energia criada pelo Mistério dos mistérios — então também sou um canal dessa energia. Ela vem direto do Mistério para mim, que sou feita de átomos. Quase nos tocamos. Subjetivamente falando, porque ele não tem matéria.

É uma coisa boa que o meu deus seja o Mistério, porque ninguém pode negar sua existência. Não se pode negar a ignorância se você não tiver todas as respostas do mundo. Para negar o Mistério a pessoa teria que ser Deus. E o Deus das pessoas é muito facilmente negável. O Mistério não, porque o vemos em tudo o que existe. Ou melhor, vemos os buracos que ele deixa.

Não poderíamos vê-lo nunca já que é invisível e está num não-lugar sendo uma não matéria. É o contrário de tudo, pois é a única coisa que pode ter a existência provada por sua ausência, e se pudéssemos vê-lo, significaria que ele não é real.

Não podemos vê-lo e isso só nos dá mais certeza ainda que ele existe. O Mistério é o paradoxo mais lindo de todos.

--

--

Thais

Aqui jaz o que escrevo livre de qualidade e de uma parte de mim.